quarta-feira, 20 de setembro de 2017

GREVE DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RS

Josiane Bandinelli é Licenciada em Biologia pela PUCRS - Mestre em Biologia Celular e Molecular pela PUCRS, professora da Rede Pública Estadual.











GREVE DO MAGISTÉRIO ESTADUAL DO RS



                        Muitos criticam os professores do magistério estadual que estão em greve... Infelizmente, a comunidade, em geral, segue sempre com o seu imenso egocentrismo, com dificuldades mil em se pôr no lugar do outro. Trabalhar e não receber... ninguém pode, exceto professores, pois os alunos serão prejudicados. Cá entre nós... os alunos estão sendo prejudicados a décadas! 

                       Com professores desmotivados, sobrecarregados (pois é preciso trabalhar muitas horas em sala de aula para conseguir pagar suas despesas básicas. Falo básicas mesmo... sem luxo algum! Nem mesmo comprar livros, participar de eventos culturais, realizar cursos de aperfeiçoamento... e por aí vai!). O que é importante para a sociedade é ter um “professor” dentro da sala de aula, indiferente se a disciplina que lhe é ofertada seja a da sua área de formação, indiferente se a saúde física e emocional desse professor vai bem. Isso é qualidade? 

         Escolas caindo aos pedaços, ambientes deprimidos, sucateados... Salas de aula insuportavelmente quentes, sem cortinas adequadas, com uma péssima acústica, lotadas... onde o professor passa mais tempo pedindo silêncio do que discutindo o conteúdo. Os alunos chegam na escola querendo ir embora... O professor chega na escola querendo ir embora... Isso é qualidade?! Isso tudo é só culpa do professor? Por favor, não sejamos hipócritas!!! 

                  Todos estamos cientes que o salário do magistério estadual sempre foi baixo, mas o que confortava a muitos de nós era o simples fato de saber que no final do mês, o salário era pago. E agora... o que nos conforta???

                Há quem diga que greve nunca resolveu e nem nunca irá resolver nada, mas seguir angustiado, tenso, estressado, infeliz com a insegurança de não saber se terá salário para honrar as despesas, para por comida na mesa, para pagar a água e a luz, para se vestir, para se deslocar, resolve?! É justo os professores com seu salário miserável, parcelado e atrasado ficarem pagando (o que não tem) para trabalhar??? Ficar assistindo a tudo que tem acontecido em nossa sociedade de braços cruzados, agindo como se tudo estivesse como deveria estar, resolve?

                  Poxa gente... Sabe o que resolveria... a sociedade apoiar, de fato, a greve dos professores estaduais. Afinal, seus filhos estão no mesmo ambiente que nós. Nós estamos do mesmo lado da balança!!!! Será que é tão difícil enxergar isso??? Imaginem se o governo resolvesse fechar as escolas públicas estaduais... já pararam para pensar??? Onde iriam estudar a maior parte dos alunos do estado do Rio Grande do Sul que dependem da escola pública estadual??? É por isso que eu digo que estamos do mesmo lado!!!

                  Estamos tão arrasados com essa situação que precisamos fazer alguma coisa! Do jeito que está não dá mais para continuar!!! O estado já vem perdendo professores a anos e se as coisas continuarem assim... vai perder ainda mais. É por isso a nossa luta!!!! Precisamos nos apoiar!!!! 

                  Precisamos estarmos juntos!!! Juntos... alunos, pais, professores... só assim essa greve pode fazer a diferença para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário